Quando vale a pena revisar seu benefício de aposentadoria?

A aposentadoria é um dos benefícios mais importantes para a maioria dos brasileiros. Contudo, o que muitos não sabem é que erros de cálculo podem ocorrer no processo de concessão do benefício, fazendo com que o valor recebido seja muito inferior ao que o segurado teria direito. Isso acontece principalmente quando contribuições são negligenciadas ou quando há falhas no cálculo do valor final da aposentadoria.

É importante destacar que a revisão da aposentadoria é um direito garantido por lei e pode ser feita em algumas situações específicas. A seguir, explicamos alguns casos em que a revisão é possível e necessária:

1. Erro no cálculo do benefício

O INSS pode cometer falhas ao calcular a aposentadoria, como não considerar todas as contribuições ou fazer a conversão do tempo de serviço de forma equivocada. Caso isso aconteça, você pode pedir a revisão.

2. Revisão do fator previdenciário

O fator previdenciário influencia diretamente no valor da aposentadoria por tempo de contribuição. Caso o segurado tenha se aposentado antes de 1999, ele pode solicitar a revisão para eliminar esse fator, caso isso seja vantajoso.

3. Contribuições não reconhecidas

Muitas vezes, o INSS deixa de reconhecer determinadas contribuições feitas ao longo da vida do trabalhador. Isso pode ocorrer por erro de registro ou falha no sistema. Se você tem certeza de que contribuiu, é possível solicitar a revisão.

4. Aposentadoria por invalidez

Pessoas que se aposentaram por invalidez têm direito à revisão do benefício, caso o seu quadro de saúde tenha mudado. Em alguns casos, o benefício pode ser reavaliado para garantir que o valor seja adequado à situação atual.

Como solicitar a revisão?

O prazo para pedir a revisão é de 10 anos após o primeiro pagamento do benefício, então é importante não deixar passar muito tempo. Para isso, é recomendável consultar um advogado especializado em Direito Previdenciário, que poderá orientá-lo sobre o melhor caminho para garantir que seus direitos sejam respeitados.

Clique aqui e agende uma consultoria.